As primeiras regras do Basquete

1) A bola pode ser arremessada em qualquer direção com uma ou com ambas as mãos;
2) A bola pode ser tapeada para qualquer direção com uma ou com ambas as mãos (nunca usando os punhos);
3) Um jogador não pode correr com a bola. O jogador deve arremessá-la do ponto onde pegá-la. Excepção será feita ao jogador que receba a bola quando estiver correndo a uma boa velocidade;
4) A bola deve ser segura nas mãos ou entre as mãos. Os braços ou corpo não podem ser usados para tal propósito;
5) Não será permitido sob hipótese alguma puxar, empurrar, segurar ou derrubar um adversário. A primeira infração desta regra contará como uma falta, a segunda desqualificará o jogador até que novo cesto seja convertido e, se houver intenção evidente de machucar o jogador pelo resto do jogo, não será permitida a substituição do infractor.
6) Uma falta consiste em bater na bola com o punho ou numa violação das regras 3, 4 e 5.
7) Se um dos lados fizer três faltas consecutivas, será marcado um ponto a mais para o adversário (Consecutivo significa sem que o adversário faça falta neste intervalo entre faltas).
8) Um ponto é marcado quando a bola é arremessada ou tapeada para dentro do cesto e lá permanece, não sendo permitido que nenhum defensor toque na cesto. Se a bola estiver na borda e um adversário mover o cesto, o ponto será marcado para o lado que arremessou.
9) Quando a bola sai do rectangulo de jogo, deve ser jogada de volta ao mesmo pelo jogador que primeiro a tocou. Em caso de disputa, o fiscal deve jogá-la directamente de volta ao jogo. O arremesso da bola de volta rectangulo de jogo é permitido no tempo máximo de 5 segundos. Se demorar mais do que isto, a bola passará para o adversário. Se algum dos lados insistir em retardar o jogo, o fiscal poderá marcar uma falta contra ele.
10) O fiscal deve ser o juiz dos jogadores e deverá observar as faltas e avisar ao árbitro quando três faltas consecutivas forem marcadas. Ele deve ter o poder de desqualificar jogadores, de acordo com a regra 5.
11) O árbitro deve ser o juiz da bola e deve decidir quando a bola está em jogo, a que lado pertence sua posse e deve controlar o tempo. Deve decidir quando um ponto foi marcado e controlar os pontos já marcados, além dos poderes normalmente utilizados por um árbitro.
12) O tempo de jogo deve ser de dois meio-tempos de 15 minutos cada, com 5 minutos de descanso entre eles.
13) A equipe que marcar mais pontos dentro deste tempo será declarada vencedora. Em caso de empate, o jogo pode, mediante acordo entre os capitães, ser continuado até que outro ponto seja marcado. (Por Luis Teixeira)

Mensagens populares deste blogue

Seniores Femininos,10 Janeiro, 17h30m

Época desportiva 2020 2021. Apresentação dos treinadores da formação.

TORNEIO INTER-ASSOCIAÇÕES