Sub -18 Masc. Régio Basket - Vasco da Gama "B" e Juventude Pacense vs Régio Basket

Régio Basket vs Vasco da Gama "B" - 66 - 43

No Dia 3 de Outubro começamos a época contra o Vasco da Gama "B". Depois de alguns jogos de preparação nos terem corrido bem, não esperávamos tarefa fácil, principalmente porque não conhecíamos o valor do adversário. Entramos muito bem no jogo e fizemos um parcial de 17 - 11 no 1º período. Procuramos ser mais pressionantes na entrada para o segundo período e recuperamos algumas bolas, o que fez com que ao intervalo liderássemos o marcador 37 - 22.
Na entrada para o terceiro período, o adversário entrou com mais agressividade defensiva e custou-nos entrar no jogo, fruto de maior pressão do adversário e também de termos falhado alguns lançamentos..O terceiro período terminou com o parcial de 9 - 9!!
Durante a pausa para o quarto período pedi aos rapazes para serem mais agressivos e pressionantes, e na verdade, forçamos alguns erros, marcamos pontos no contra ataque e disparamos no marcador terminando o jogo com a vitória a sorrir-nos.
De salientar foi a estreia em jogos oficiais de três novos atletas, oriundos de outro clube e que estiveram muito bem. Parabéns ao Felipe, Gui e Ricardo e bem vindos!! Importa referir que se trata de três jovens que são atletas de 2º ano neste escalão e que trazem bastante experiência, o que beneficia em muito a equipa.
Nesta partida o Gui esteve em excelente plano, uma vez que marcou 12 pontos, ganhou 19!! ressaltos e fez 8 recuperações de bola, muito bom! Esteve bem acompanhado pelo Felipe com 18 pontos e pelo Hugo com 13.
Contudo e apesar da vitória, tínhamos um dia de intervalo para preparar o jogo contra o Juventude Pacense...


Juventude Pacense vs Régio Basket - 54 -50

Depois de fazermos um treino ligeiro e revermos algumas questões tácticas na noite anterior, entramos para este jogo muito nervosos e com uma ansiedade que a equipa ainda não tinha demonstrado, (talvez porque sabíamos que não havia árbitros oficiais...) Isso fez com que o primeiro período fosse muito mau para nós, uma vez que sofremos 15 pontos tendo marcado apenas 5!! Isto deve-se quer à ansiedade com que disputávamos cada lance e também ao facto de termos falhado muitos lançamento e passes..
No segundo período, recuperamos a diferença, pois fomos mais consistentes e organizados em termos ofensivos, terminando com um parcial de 20 -18 (ainda assim desfavorável). Ao intervalo perdíamos por 12 pontos.
É de referir e lamentar que o Gui neste período e devido à intensidade que emprega em cada lance, mas também e principalmente por causa do "árbitro", teve que ficar grande parte do terceiro período no banco, uma vez que à entrada para o intervalo já estava com 4 faltas!!!, uma delas técnica (por ter feito uma pergunta ao "árbitro").
Para além disso tínhamos outros jogadores influentes na equipa, a jogar condicionados pelas faltas, o que fez com que a nossa recuperação ficasse adiada para mais tarde, pois à entrada para o 3º período tinhamos: 2 jogadores com 4 faltas , 2 jogadores com 3 faltas um com 2 faltas e outros com mais algumas....
Desta forma jogamos o 3º período como podíamos e nos deixavam, fazendo um parcial de 14 - 11, ainda assim, curto, mas fruto dos condicionalismos que nos foram criados...
No 4º período entramos com a força toda e ... recuperamos, fizemos um parcial de 5 - 16... eu explico: 11 segundos para terminar o jogo, estamos a 3 pontos (53 - 50), reposição de bola na linha lateral no meio campo ofensivo, desenhamos uma jogada para um lançamento de 3 pontos, "árbitro" entrega a bola ao nosso rapaz que espera a desmarcação dos colegas...demorou algum tempo mas não foram 5 segundos, não da forma rápida como gesticulou esses 5 segundos... foi o que o "árbitro" marcou....posse de bola para a outra equipa... Façam Falta!! gritei!... um dos nossos rapazes faz a falta para parar o tempo, mas segundo o "árbitro" foi falta anti desportiva, que deu 2 Lançamentos Livres e posse de bola ao adversário, marcaram um ( 54 - 50) e mataram as nossas já poucas hipóteses de lutar pelo jogo.
Considero que o jogo estava praticamente perdido desde o 2º período, não pelo que íamos ou não fazendo enquanto equipa, pois cada vez que estávamos em crescendo éramos "castigados", fazendo com que tivéssemos que jogar de forma condicionada.
Neste jogo, acaba por ser difícil perceber o que é que falhou ou o que esteve bem. Como já referi, entramos muito mal no jogo, demoramos a adaptar-nos e isso contribuiu para um parcial inicial muito mau. Contudo, fomos crescendo no jogo e prova disso foram os três pontos de diferença a 11 segundos do fim..
Temos ainda que trabalhar alguns aspectos quer no ataque assim como na defesa, para isso temos que treinar com maior intensidade, tentar não faltar aos treinos e mantermos a união que temos apresentado.
Apesar da derrota, o MVP da partida, do nosso lado foi o Felipe com 19 pontos, e que me deu uma ideia, e se inventassem o "lançamento em apoio com os joelhos no chão" que valesse pelo menos 5 pontos?!? é que o rapaz marcou dois pontos dessa forma!!
Aproveito para dar os parabéns às outras equipas do clube que, na maioria, entrou de forma bastante positiva nesta época...
Malta é este o caminho, vamos fazer com que todos caminhem no mesmo sentido!
Abraço a todos.
Coach Paulo Ramos

Quando se colecciona um conjunto de corações,mentes e talentos brilhantes - só podemos esperar o nascimento de uma obra prima. O FUTURO COMEÇA AQUI! Força, Força Régio...

Mensagens populares deste blogue

Selecção Distrital SUB 16 Masculinos:

Seniores Femininos,10 Janeiro, 17h30m

TORNEIO INTER-ASSOCIAÇÕES