Clube Desportivo José Régio
Régio
Basket/
VILA
DO CONDE
REGULAMENTO
XVIII Torneio 24 Horas 3x3 - 4 de Agosto de 2012
Preâmbulo
O Torneio de Basquetebol, 24 Horas 3x3 “Aguentas”
realiza-se no Parque do Castelo, sito junto à antiga Seca do Bacalhau e perto
do Forte de S. João Baptista e da Capela e Praia da Senhora da Guia, em Vila do
Conde.
A primeira edição remonta ao ano de 1995, ainda
antes da fundação do Clube Desportivo José Régio, que assumiu em pleno a
organização do Torneio a partir do ano de 1997.
Inicialmente pensado para a divulgação da
modalidade, o Basquetebol, ao nível local, depressa, fruto da sua originalidade
e boa organização, atingiu dimensão nacional e assim se mantém até aos dias de
hoje.
Ao longo de todos estes anos o Torneio cresceu em
número de participantes e, por isso, foram feitas muitas adaptações, sobretudo
ao nível desportivo.
Hoje, vivemos sobre o signo dos constrangimentos
financeiros, e mais uma vez vão ser necessários ajustamentos que permitam a
concretização de mais uma edição do Torneio.
Sem querermos desvirtuar o espirito do evento e
privilegiando sempre o desenvolvimento local da modalidade os valores dos
prémios monetários, tiveram que ser
reduzidos, diminuindo-se ao mesmo tempo a taxa de inscrição por equipa.
Em tudo o mais o Torneio mantém os princípios e
regras que vêm das edições anteriores, nos termos das cláusulas infra.
Clausula 1.ª
Data e Local
1. O Torneio realizar-se-á no sábado, dia 4 de
Agosto de 2012, com início às 00:00 horas e término previsto para as 24:00
horas, no Parque do Castelo em Vila do Conde.
2. Por motivo de força maior, nomeadamente
condições meteorológicas adversas, o Torneio pode ser suspenso ou adiado,
devendo tal decisão ser tomada pelos elementos da organização presentes,
ouvidos os árbitros e os representantes das equipas inscritas.
3. Em caso de suspensão, o Torneio pode ser retomado
na mesma data, dia 4 de agosto, no mesmo local ou no Pavilhão de Desportos de
Vila do Conde.
4. O eventual adiamento para o sábado seguinte,
dia 11 de Agosto, poderá ocorrer desde que até às 17.00h do dia 3 de agosto, se
verifique não estarem reunidas as condições para o início e realização do
Torneiro.
5. O adiamento será comunicado via e:mail às
equipas inscritas.
6. Em qualquer das hipóteses, desde que o
Torneio se tenha iniciado, não há lugar à devolução do valor pago pela
inscrição.
Clausula 2.ª
Inscrições
1.
As inscrições têm uma taxa de 30€ por
equipa, e podem ser feitas pela internet no site
cdjregio.com, desde o dia 14 de
julho e até às 00:00 horas do dia 31 de
julho de 2012.
2.
As equipas constituídas exclusivamente
por atletas do Clube Desportivo José Régio pagam uma taxa de 20 € por equipa,
devendo a inscrição ser feita entre os dias 9 e 13 de julho de 2012, não sendo consideradas para efeito de redução da
taxa as inscrições feitas depois de 13 de julho.
3.
Todos os participantes no torneio terão que
estar correctamente inscritos no boletim de inscrição
Clausula 3.ª
Limite de Inscrições
Se
o limite de inscrições das equipas for atingido anteriormente ao dia 31 de
julho, a organização reserva-se o direito de as suspender, quando considerar
que foi atingido o número ideal para o quadro competitivo previsto.
Clausula 4.ª
Escalões
1. Existirão
5 escalões em competição:
Masculinos: Escalão A- Nascidos em 97 ou depois;
Escalão B - Nascidos em 94, 95
ou 96;
Escalão C - Nascidos em 93 ou
antes;
Femininos: Escalão D - Nascidas em 95 ou
antes;
Escalão
E - Nascidas em 96 ou depois
2. Cada
equipa será constituída por 3 jogadores de campo e um jogador suplente
(facultativo).
3. Nenhum
jogador poderá jogar em mais que uma equipa, mesmo que sejam de escalões
diferentes.
4. Nenhuma
equipa poderá, em situação alguma, utilizar mais do que quatro jogadores
durante o decorrer do torneio.
5. As
equipas que iniciarem o torneio com 3 jogadores inscritos, apenas poderão
inscrever um quarto elemento até ao início do seu segundo jogo.
Clausula 5.ª
Sorteio
O
sorteio dos jogos será realizado pela organização após o encerramento das
inscrições.
Clausula 6.ª
Jogos
1. Os
jogos realizam-se em campo inteiro de basquetebol.
2. Cada
jogo tem a duração de 10 minutos seguidos.
3. Em função de eventuais atrasos ou faltas de
comparência que possam ocorrer no decurso do Torneio, a organização reserva-se
o direito de reduzir ou aumentar o tempo de duração dos jogos.
4. Cada
cesto vale 2 pontos de qualquer parte do recinto de jogo.
5. Depois
da quarta falta de uma equipa, a equipa adversária tem direito a lance livre e
posse de bola sempre que sofra falta.
6. Uma
falta técnica ou anti-desportiva dá lugar a um lance livre e posse de bola.
7. A
bola é reposta em jogo no local por onde sai.
8. Não
há limite de substituições, mas esta só pode ocorrer com o jogo parado ou após
cesto.
9. O
desempate será feito por lances livres inicialmente numa série de três (1 por
jogador) e se mesmo assim continuar empatado com um lance para cada equipa,
ganhando a que marcar quando a outra falha.
10. É
permitido afundar, mas não agarrar o aro, o jogador que se agarrar ao aro será
punido com falta técnica.
11. Em
caso de existir qualquer conduta anti-desportiva, seja durante um jogo ou
durante o torneio, a Organização reserva-se o direito de desclassificar as duas
equipas ou a equipa responsável pela situação.
Clausula 7.ª
Seguro
Os atletas, desde que correctamente inscritos
até às 00:00 horas do dia 31 de julho de 2012, estarão cobertos por seguro de
acidentes pessoais.
Clausula 8.ª
Prémios
1. Todos
os participantes regularmente inscritos recebem, após pagamento, prémio de participação (T’-Shirt) de
tamanho M para os escalões A e E, tamanho L para os escalões B e D e tamanho XL
para o escalão C
2. Para
o levantamento do prémio de participação, os participantes deverão exibir
Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão.
3. As
equipas, primeiras classificadas de cada escalão, receberão os seguintes
prémios:
a) Escalão A masculino: prémio
monetário 100€;
b) Escalão B masculino:
prémio monetário 150€;
c) Escalão C masculino: prémio
monetário 200€;
d) Escalão E feminino:
prémio monetário 100€;
e) Escalão D feminino:
prémio monetário 150€.
4. Os
elementos das equipas, segundas classificadas de cada escalão, receberão os
seguintes prémios:
a) Escalão A masculino: Jogo playstation3 NBA 2K12 + 3
jogos;
b) Escalão B masculino: 4 Vouchers Paintball - Rates
Park - Campo Aventura;
c) Escalão C masculino: 4 jantares na “Adega do Testas” – Vila do Conde;
d) Escalão E feminino: 4 Ofertas “Bikini & Companhia”;
e) Escalão D feminino: 4 jantares “Café Snack-bar Eusébio” – Vila do Conde.
c) Escalão C masculino: 4 jantares na “Adega do Testas” – Vila do Conde;
d) Escalão E feminino: 4 Ofertas “Bikini & Companhia”;
e) Escalão D feminino: 4 jantares “Café Snack-bar Eusébio” – Vila do Conde.
5. Serão
ainda atribuídos prémios (Trofeus) aos vencedores individuais dos concursos que
terão lugar durante o Torneio.
6. A
entrega dos prémios realizar-se-á após o jogo da última final.
Clausula 9.ª
Dúvidas e Omissões
1. As
dúvidas ou omissões às regras do presente regulamento, serão resolvidas pelos
elementos da Direção do CDJR, presentes no Torneio.
2. As
dúvidas ou omissões de caráter meramente desportivo, serão resolvidas pelos
elementos da organização do Torneio.
Clausula 10.ª
Validade
Este
regulamento é válido para o dia 4 de Agosto de 2012 - XVIII Torneio 24 horas,
3X3 - organizado pelo Clube Desportivo José Régio, cessando no dia
imediatamente a seguir.
Aprovado em 17 de Julho de 2012