Clube Desportivo José Régio                                    

 Régio Basket/ VILA DO CONDE  

                                                                        
REGULAMENTO
XVIII Torneio 24 Horas 3x3 - 4 de Agosto de 2012

Preâmbulo

O Torneio de Basquetebol, 24 Horas 3x3 “Aguentas” realiza-se no Parque do Castelo, sito junto à antiga Seca do Bacalhau e perto do Forte de S. João Baptista e da Capela e Praia da Senhora da Guia, em Vila do Conde.
A primeira edição remonta ao ano de 1995, ainda antes da fundação do Clube Desportivo José Régio, que assumiu em pleno a organização do Torneio a partir do ano de 1997.
Inicialmente pensado para a divulgação da modalidade, o Basquetebol, ao nível local, depressa, fruto da sua originalidade e boa organização, atingiu dimensão nacional e assim se mantém até aos dias de hoje.
Ao longo de todos estes anos o Torneio cresceu em número de participantes e, por isso, foram feitas muitas adaptações, sobretudo ao nível desportivo.
Hoje, vivemos sobre o signo dos constrangimentos financeiros, e mais uma vez vão ser necessários ajustamentos que permitam a concretização de mais uma edição do Torneio.
Sem querermos desvirtuar o espirito do evento e privilegiando sempre o desenvolvimento local da modalidade os valores dos prémios monetários, tiveram que ser reduzidos, diminuindo-se ao mesmo tempo a taxa de inscrição por equipa.
Em tudo o mais o Torneio mantém os princípios e regras que vêm das edições anteriores, nos termos das cláusulas infra.  

 
Clausula 1.ª
Data e Local

1.       O Torneio realizar-se-á no sábado, dia 4 de Agosto de 2012, com início às 00:00 horas e término previsto para as 24:00 horas, no Parque do Castelo em Vila do Conde.

2.      Por motivo de força maior, nomeadamente condições meteorológicas adversas, o Torneio pode ser suspenso ou adiado, devendo tal decisão ser tomada pelos elementos da organização presentes, ouvidos os árbitros e os representantes das equipas inscritas.

3.      Em caso de suspensão, o Torneio pode ser retomado na mesma data, dia 4 de agosto, no mesmo local ou no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde.

4.     O eventual adiamento para o sábado seguinte, dia 11 de Agosto, poderá ocorrer desde que até às 17.00h do dia 3 de agosto, se verifique não estarem reunidas as condições para o início e realização do Torneiro.

5.     O adiamento será comunicado via e:mail às equipas inscritas.

6.      Em qualquer das hipóteses, desde que o Torneio se tenha iniciado, não há lugar à devolução do valor pago pela inscrição.







Clausula 2.ª
Inscrições

1.    As inscrições têm uma taxa de 30€ por equipa, e podem ser feitas pela internet no site cdjregio.com, desde o dia 14 de julho e até às 00:00 horas do dia 31 de julho de 2012.

2.    As equipas constituídas exclusivamente por atletas do Clube Desportivo José Régio pagam uma taxa de 20 € por equipa, devendo a inscrição ser feita entre os dias 9 e 13 de julho de 2012, não sendo consideradas para efeito de redução da taxa as inscrições feitas depois de 13 de julho.

3.    Todos os participantes no torneio terão que estar correctamente inscritos no boletim de inscrição


Clausula 3.ª
Limite de Inscrições

Se o limite de inscrições das equipas for atingido anteriormente ao dia 31 de julho, a organização reserva-se o direito de as suspender, quando considerar que foi atingido o número ideal para o quadro competitivo previsto.

Clausula 4.ª
Escalões

1.   Existirão 5 escalões em competição:

            Masculinos: Escalão A- Nascidos em 97 ou depois;
                                  Escalão B - Nascidos em 94, 95 ou 96;
                                  Escalão C - Nascidos em 93 ou antes;
            Femininos:   Escalão D - Nascidas em 95 ou antes;
                                  Escalão E - Nascidas em 96 ou depois

2.    Cada equipa será constituída por 3 jogadores de campo e um jogador suplente (facultativo).

3.    Nenhum jogador poderá jogar em mais que uma equipa, mesmo que sejam de escalões diferentes.

4.    Nenhuma equipa poderá, em situação alguma, utilizar mais do que quatro jogadores durante o decorrer do torneio.

5.    As equipas que iniciarem o torneio com 3 jogadores inscritos, apenas poderão inscrever um quarto elemento até ao início do seu segundo jogo.

Clausula 5.ª
Sorteio

O sorteio dos jogos será realizado pela organização após o encerramento das inscrições.

Clausula 6.ª
Jogos

1.    Os jogos realizam-se em campo inteiro de basquetebol.

2.    Cada jogo tem a duração de 10 minutos seguidos.

3.     Em função de eventuais atrasos ou faltas de comparência que possam ocorrer no decurso do Torneio, a organização reserva-se o direito de reduzir ou aumentar o tempo de duração dos jogos.

4.    Cada cesto vale 2 pontos de qualquer parte do recinto de jogo.

5.    Depois da quarta falta de uma equipa, a equipa adversária tem direito a lance livre e posse de bola sempre que sofra falta.

6.    Uma falta técnica ou anti-desportiva dá lugar a um lance livre e posse de bola.

7.    A bola é reposta em jogo no local por onde sai.

8.    Não há limite de substituições, mas esta só pode ocorrer com o jogo parado ou após cesto.

9.    O desempate será feito por lances livres inicialmente numa série de três (1 por jogador) e se mesmo assim continuar empatado com um lance para cada equipa, ganhando a que marcar quando a outra falha.

10.  É permitido afundar, mas não agarrar o aro, o jogador que se agarrar ao aro será punido com falta técnica.

11.  Em caso de existir qualquer conduta anti-desportiva, seja durante um jogo ou durante o torneio, a Organização reserva-se o direito de desclassificar as duas equipas ou a equipa responsável pela situação.


Clausula 7.ª
Seguro

Os atletas, desde que correctamente inscritos até às 00:00 horas do dia 31 de julho de 2012, estarão cobertos por seguro de acidentes pessoais.


Clausula 8.ª
Prémios

1.    Todos os participantes regularmente inscritos recebem, após pagamento, prémio de participação (T’-Shirt) de tamanho M para os escalões A e E, tamanho L para os escalões B e D e tamanho XL para o escalão C

2.    Para o levantamento do prémio de participação, os participantes deverão exibir Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão.

3.    As equipas, primeiras classificadas de cada escalão, receberão os seguintes prémios:

                        

a) Escalão A masculino: prémio monetário 100€;
b) Escalão B masculino: prémio monetário 150€;
c) Escalão C masculino: prémio monetário 200€;
d) Escalão E feminino: prémio monetário 100€;
e) Escalão D feminino: prémio monetário 150€.

4.    Os elementos das equipas, segundas classificadas de cada escalão, receberão os seguintes prémios:  

a) Escalão A masculino: Jogo playstation3 NBA 2K12 + 3 jogos;
b) Escalão B masculino: 4 Vouchers Paintball - Rates Park - Campo Aventura;
c) Escalão C masculino: 4 jantares na “Adega do Testas” – Vila do Conde;
d) Escalão E feminino: 4 Ofertas “Bikini & Companhia”;
e) Escalão D feminino: 4 jantares “Café Snack-bar Eusébio” – Vila do Conde.

5.    Serão ainda atribuídos prémios (Trofeus) aos vencedores individuais dos concursos que terão lugar durante o Torneio.

6.    A entrega dos prémios realizar-se-á após o jogo da última final.


Clausula 9.ª
Dúvidas e Omissões

1.    As dúvidas ou omissões às regras do presente regulamento, serão resolvidas pelos elementos da Direção do CDJR, presentes no Torneio.
2.    As dúvidas ou omissões de caráter meramente desportivo, serão resolvidas pelos elementos da organização do Torneio.

Clausula 10.ª
Validade

Este regulamento é válido para o dia 4 de Agosto de 2012 - XVIII Torneio 24 horas, 3X3 - organizado pelo Clube Desportivo José Régio, cessando no dia imediatamente a seguir.

             Aprovado em 17 de Julho de 2012


                                                                                           A Direcção do CDJR

Mensagens populares deste blogue

CDJRégio presentes nas decisões

Torneio em Vila Real