TORNEIO INTER-ASSOCIAÇÕES

ABPorto
 
Chegam relatos do não cumprimento do REGULAMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO definido para o TORNEIO INTERASSOICIAÇÕES, especialmente quando se defrontam equipas de Associações Distritais diferentes. Nesse sentido, aproveitamos esta oportunidade para reforçar informação prestada anteriormente e solicitar que TODOS os TREINADORES  e JUÍZES envolvidos em jogos destas competições, se possam fazer acompanhar destas normas, evitando assim, em caso de dúvida, qualquer tipo de mal-entendido.
 
 
- Regulamento Técnico-Pedagógico -
 
O regulamento a ser aplicado em todas as provas do torneio interassociações , nos escalões de Sub 14 e Sub 16, masculinos e femininos, na época 2012/2013 é o constante das REGRAS OFICIAIS FPB, com as seguintes alterações e ajustamentos:
 
A – A existência dos aparelhos de 24 segundos em jogos de SUB 14 Masculinos e Femininos não é obrigatória devendo, no entanto, ser da responsabilidade do cronometrista a determinação dos 24 segundos, sempre que o aparelho de 24 segundos não exista.
 
B – Art.º 1. - Definições
 
1.4.- Vencedor do Jogo
A equipa que tenha marcado um maior número de pontos no final do tempo regulamentar do 4º período ou, se necessário, do período suplementar, será a vencedora, excepto se uma equipa se apresentar com 7, 6 ou 5 jogadores (as).
 
1.4.1.- Nestes casos a equipa realizará obrigatoriamente o jogo, contudo os pontos correspondentes à vitória serão averbados à equipa que cumpriu o presente regulamento.
 
1.4.2.- O resultado do jogo será:
A equipa cumpridora vence por 20 – 0 se ficou em desvantagem no marcador no final do jogo ou em vantagem por menos de 20 pontos.
A equipa cumpridora vence pelo resultado final do jogo, se ficou em vantagem superior a 20 pontos no marcador.
 
1.4.3.- Sempre que o jogo for realizado nestas circunstâncias, à equipa que se apresentar com 7, 6 ou 5 jogadores (as) será sempre atribuído 1 (um) ponto de classificação (derrota).  
 
1.4.4 – Se ambas as equipas se apresentarem com 7,6 ou 5 jogadores, será atribuída derrota às duas e o resultado será 0 - 0.

 C – Art.º 12º – Equipas

12.2. – Cada equipa é constituída por um máximo de 12 (doze) jogadores membros da equipa qualificados para jogar e no mínimo por 8 (oito), um dos quais é o capitão.
 
D – Art.º 28º – Substituições
 
28.5.1.- Os jogadores que participaram efetivamente no primeiro período serão substituídos no segundo período por outros cinco jogadores que jogarão, por sua vez, todo o tempo deste período.
 
28.5.2.- Na segunda parte (terceiro e quarto períodos) as substituições e o tempo de cada jogador em campo estarão de acordo com o critério do Treinador.
 
28.5.3- As equipas que se apresentem com 11 (onze) jogadores (as) poderão utilizar 6 (seis) jogadores (as) no 1º ou 2º período, fazendo substituições livremente entre os 6 (seis) jogadores (as) que deverão ser devidamente assinalados no boletim de jogo. As equipas que se apresentem com 12 (doze) jogadores (as) poderão utilizar 6 (seis) jogadores (as) no 1º período e outros (as) 6 (seis) jogadores (as) no 2º período, fazendo substituições livremente entre os 6 (seis) jogadores (as) que deverão ser devidamente assinalados no boletim de jogo;
 
28.5.4.- No caso de uma equipa que se apresente com 12 (doze) jogadores (as), a utilização do 11º e/ou 12º jogador (a) durante a segunda parte do jogo (3º e 4º períodos), bem como o tempo de jogo a eles destinados será de acordo com o critério do treinador, independentemente do número de jogadores (as) que a outra equipa inscreva no boletim de jogo.
 
28.5.5.- No caso das equipas com menos de 8 (oito) jogadores (as), nenhum jogador poderá jogar mais de três períodos de uma partida e terão de descansar no mínimo um período até final do terceiro período.
 
28.5.6- Situação de exceção: se uma equipa ficar reduzida a menos de cinco jogadores em campo, por acumulação de faltas, ou por lesão evidente de um jogador, e se houver um só substituto no “banco” ele poderá substituir o jogador desqualificado, independentemente do tempo e períodos que tenha jogado anteriormente.
 
28.5.7- Se no banco estiverem dois ou mais substitutos, entrará em jogo o que tiver menos pontos marcados até ao momento.  

Paulo Neta
Diretor Técnico



Quando se colecciona um conjunto de corações,mentes e talentos brilhantes - só podemos esperar o nascimento de uma obra prima. O FUTURO COMEÇA AQUI! Força, Força Régio...

Mensagens populares deste blogue

CDJRégio presentes nas decisões

Torneio em Vila Real